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Ali ibne Abi Talibe (em árabe: علي بن أبي طالب; Meca c. 600 – Cufa, janeiro de 661) cumpre uma série de papéis políticos, legislativos, espirituais e até cósmicos dentro das várias expressões do islamismo sunita e xiita. Ele é primo em primeiro grau do Profeta Muhammad; primeiro dos imames para todos os muçulmanos xiitas — o próprio termo xiita sendo derivado da designação Shīʿat Ali, 'os apoiadores de Ali'; quarto e último dos 'califas bem orientados' (al-khulafāʾ al-Rashidun); genro do Profeta por casamento com Fátima; pai dos únicos netos sobreviventes do Profeta, al-Hasan e al-Husayn, e, portanto, antepassado de todos os descendentes do Profeta, referido como a 'nobreza' espiritual (o shurafāʾ, sing. Sharif; ou Sadat, sing. sayyid, lit. 'senhor') da comunidade muçulmana. Ele era conhecido por sua lealdade ao Profeta e seu papel corajoso em várias expedições militares na defesa da antiga comunidade muçulmana. Também conhecido por sua piedade, seu profundo conhecimento do Alcorão e da Sunna (a prática exemplar do Profeta), ele figura com destaque em várias tradições esotéricas do islã, incluindo o sufismo. Ali ibn Abi Talib era primo de Muhammad, filho de seu tio, Abu Talib. Muhammad, órfão em tenra idade, foi levado para a casa de seu tio e criado lá. Mais tarde, quando o próprio tio ficou empobrecido, Muhammad levou seu jovem primo Ali para sua própria casa para aliviar o fardo de seu tio. Ali foi supostamente o primeiro — depois da primeira esposa de Muhammad, Khadija — a aceitar a mensagem do Profeta. Quando Muhammad foi forçado a deixar sua cidade natal, Meca, no ano de 622 e se estabelecer em Medina, Ali o seguiu logo depois. De acordo com a tradição xiita, Ali garantiu a fuga segura do Profeta de Meca dormindo na cama de Muhammad vestindo suas roupas, de modo que os habitantes de Meca que forçaram a entrada no quarto do Profeta para matá-lo ficaram surpresos ao encontrar a pessoa errada ali e seu plano. fracassado. Durante seus dez anos em Medina (622-632), Muhammad lançou as bases para um estado islâmico. Seu primo era seu confidente mais próximo, tornando-se seu genro também ao se casar com a filha de Muhammad, Fátima. Quando o Profeta entrou na Meca conquistada em 630, Ali — de acordo com a tradição xiita — carregava a bandeira. Foi Ali quem capturou o Iêmen e converteu seu povo ao Islã, e quando o Profeta iniciou sua batalha final contra a cidade oásis de Tabuk no norte da Arábia (outono de 630), foi Ali quem ele nomeou como seu representante (Khalifa) em Medina. Quando o Profeta morreu em 8 de junho de 632, no entanto, não foi Ali quem foi nomeado seu sucessor, mas o antigo companheiro de Muhammad, Abu Bakr, que ocupou o cargo por dois anos e três meses. Então veio Umar ibn AL Khattab, por dez anos e seis meses. Ele foi seguido por Uthman, que dominou por doze anos. E depois de Uthman, o próprio Ali foi reconhecido como califa e continuou nesse cargo por quatro anos e seis meses. O curto califado de Ali (656-661) foi repleto de lutas sangrentas. Durante este período, ele realizou três guerras. O primeiro conflito foi em Basra com os Nakisin, ou aqueles que se retiraram, ou seja, A'isha e Talha e Zubair. Isso foi chamado de Batalha do Camelo, porque A'isha estava montada em um camelo. Após esta batalha, ele foi forçado a deixar Medina e recuar para o Iraque, onde se estabeleceu na cidade de Kufa (al-Kûfa) no Eufrates, uma cidade de guarnição árabe da época da conquista. O segundo conflito foi com os Kasitin, aqueles que agiram injustamente, ou os Separatistas, ou seja, Muawiya e seus partidários. A terceira luta foi com os Mariqin, os hereges, que eram os Khawarij, ou rebeldes. Esta batalha foi travada no vale de Nahravan. Portanto, a maior parte dos dias do califado de Ali foram gastos na superação da oposição interna. Finalmente, na manhã do dia 19 do Ramadã do ano 40 A.H., enquanto rezava na mesquita de Kufa, ele foi ferido por um dos Khawarij e morreu como mártir durante a noite do dia 21. De acordo com o testemunho de amigos e inimigos, Ali não tinha deficiências do ponto de vista da perfeição humana. E nas virtudes islâmicas ele foi um exemplo perfeito da educação e treinamento dado pelo Profeta. As discussões que ocorreram sobre sua personalidade e os livros escritos sobre o assunto por xiitas, sunitas e membros de outras religiões, bem como os simples curiosos fora de quaisquer corpos religiosos distintos, dificilmente são igualados no caso de qualquer outra personalidade. na história. Em ciência e conhecimento, Ali era o mais erudito dos companheiros do Profeta e dos muçulmanos em geral. Em seus discursos eruditos, ele foi o primeiro no Islã a abrir a porta para demonstrações e provas lógicas e a discutir as "ciências divinas" ou metafísica (ma'arif-i ilahiyah). A bondade de Ali para com os humildes, compaixão pelos necessitados e pobres, e generosidade e munificência para com os que estão na miséria e na pobreza. Ali gastava tudo o que ganhava para ajudar os pobres e necessitados, e ele próprio vivia da maneira mais estrita e simples. Ali amava a agricultura e passava muito tempo cavando poços, plantando árvores e cultivando campos. Mas todos os campos que ele cultivou ou poços que construiu ele deu doações (waqf) aos pobres. Suas doações, conhecidas como "esmola de Ali", tiveram a notável renda de vinte e quatro mil dinares de ouro no final de sua vida.
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