Apeles (em grego Ἀπελλῆς) de Cós (fl. século IV a.C.) foi um renomado pintor da Grécia Antiga. Plínio, o Velho, a quem se deve o conhecimento deste artista (Naturalis Historia 35.36.79–97), considerava Apeles mais importante que pintores que o antecederam e precederam. Pintou um retrato de Alexandre, o Grande (quem morreu em 323 a.C.) e Plínio situou Apeles na 112ª Olimpíada (332–329 a.C.. Apeles viveu na Jônia no século IV a.C.. Não há certeza sobre os locais de nascimento e morte mas é possível que tenha sido Cólofon e Cós, respectivamente. Era filho de um arquiteto de nome Pítias. Seu irmão, Ctesiochos era também pintor. Estudou em Éfeso com Éforos e depois em Cítio, Chipre, sob orientação de Pânfilo de Anfípolis. Na 112a. Olimpíada (332-329 a.C.), segundo Plínio, conheceu Alexandre, o Grande, de quem se tornou retratista oficial, tendo-o acompanhado, inclusive, na sua expedição à Ásia. Trabalhou até aos últimos anos do século IV a.C., conforme se depreende das suas relações com Ptolomeu, Antígono e Protógenes. Também morou no Egito. Considerado como o mais importante pintor da Antiguidade, por autores como Plínio, Estrabão, Luciano, Ovídio, Petrônio e outros, a sua arte teve grande influência sobre os artistas que se lhe seguiram, direta ou indiretamente, uma vez que lhe é atribuído um Tratado de arte. A totalidade das suas obras perdeu-se, sendo conhecidas apenas através de referências ou descrições. Botticelli tentou reproduzir uma dessas obras, conhecida como A calúnia. Outras obras de Apeles são: Afrodite Anadiômene, Artemisa, Héracles, Alexandre como Zeus com o raio, Alexandre a cavalo, Alexandre em triunfo. De acordo com a Antologia Palatina executou ainda um Autorretrato.
Costuma acontecer que, quando você gosta de uma música de um grupo ou artista específico, goste de outras músicas deles. Então, se você gosta de uma música de Apeles, provavelmente gostará de muitas outras músicas de Apeles.
As letras das músicas de Apeles muitas vezes seguem certos padrões que você pode descobrir se prestar atenção. Você se anima a ver quais são?
Analisar as letras das músicas de Apeles pode ser muito divertido e, se você gosta de compor, pode ajudá-lo a encontrar fórmulas para criar suas próprias composições.
Às vezes, as músicas de Apeles nos ajudam a expressar o que pensamos ou sentimos. É o seu caso?